01 - Conheça a cultura e as tradições da ÚNICA COLÔNIA FINLANDESA DO BRASIL

Em Penedo, elas estão muito bem representadas pelo Clube Finlândia e pelo Museu Finlandês da Dona Eva. O Clube Finlândia com o baile e apresentação de danças típicas, é um programa para as noites do primeiro sábado de cada mês e alguns finais de semana com feriados ou eventos . Ganha destaque como uma diversão para as famílias que visitam Penedo nos finais de semana e é garantia de retorno. Participe!

02 - Relaxe num purificante banho de SAUNA FINLANDESA.

Curtir e tirar as vantagens de um banho de Sauna tomado em uma das propriedades que certamente viram nascer este saudável hábito no Brasil. Experimentar este prazer de um banho purificante e relaxante é uma tradição milenar finlandesa.

03 - Passeie por lindas MONTANHAS, TRILHAS E CACHOEIRAS.

Aproveitar ao máximo as características do clima ameno aliado à natureza impar que cercam Penedo. Inclua em seu roteiro uma vista ao Parque Nacional do Itatiaia, com seu museu, trilhas, lindíssimas cachoeiras e acessos aos lagos e ribeirões de águas cristalinas.

A trilha do Pico do Penedo oferece uma das mais belas vistas de Penedo. Outras caminhadas levam a lindas cachoeiras ou pontos de observação que dão vistas às serras que contornam o Vale do Paraíba.

04 - Assista a um espetáculo de rara beleza: o SHOW DAS BORBOLETAS.

Apreciar o imperdível show das borboletas, especialmente as Monarcas que voam aos milhares nas trilhas da pousada principalmente nos meses de inverno. Ou a borboleta 88 que, dentre muitas outras, nos dá a graça de seu bailado nas bordas de nossa piscina ensolarada, especialmente em dias frescos de outono.

05 - Aprecie a variedade de opções GASTRONÔMICAS de Penedo

Conhecer lindos restaurantes como o Vernissage, o Giardino de Napoli e o Jardim Secreto (fora do centrinho - já na região das cachoeiras - mas diferenciados - para quem busca a paz e sossego na hora das refeições.

Temos no centrinho de Penedo : a Casa do Fritz, a pizzaria do Costa, o Bier Kultur, o Petit Gourmet, dentre outros tantos - é uma forma de enriquecer sua estadia em Penedo, saboreando QUANDO FOR SEU DESEJO um prato de truta, típico da região.

O restaurante Vernissage tem comida requintada na medida exata para acompanhar as belezas de privilegiada localização ás margens do Rio das Pedras, além de ser uma constante exposição das obras e artes de Franklin Guanabarino.

Já a Pizzaria do Costa, tradicional na região e lotada todos os finais de semana, oferece as famosas pizzas de casquinha fina, pratos típicos da culinária finlandesa e deliciosas trutas, que na opinião de alguns turistas e locais, é a mais bem servida de Penedo. Aos sábados e domingos é oferecido diferenciado buffet de massas , carnes e saladas . Nas noites frias de inverno - buffet com rodizio de caldos e sopas para fazer a diferença e esquentar corpo e alma.

Se o seu programa inclui sanduíches, não deixe de visitar o Skandinavia, ao lado do museu e clube Finlândia, sempre de quinta a domingo, após as 18:00 h.

06 - Saboreie nosso delicioso SORVETE FINLANDÊS.

Só para mencionar os locais - Chocolates Tontulakki dentro do shopping Pequena Finlândia (Casa do Papai Noel ) ou o Zermatt Chocolates com fabrica em Resende e lojas em Penedo.

Seu passeio só estará completo depois de saborear os gelatos/sorvetes e iguarias da Fuê Gelateria de nosso mestre sorveteiro Ricardo Sato, onde você irá apreciar o encantamento de um atendimento nota 10.

Venha conhecer as delícias do Sorvete Finlandês, que tem sua fabrica instalada em Penedo e filiais em diversos pontos do Rio. Não deixe de experimentar e se lambuzar.

07 - Aproveite para pescar e curtir as atrações de SERRINHA DO ALAMBARI e da CAPELINHA, agradáveis recantos localizados a 30 min de Penedo

Nestes locais lindíssimos com a moldura típica da Serra da Mantiqueira de nossa região, aproveite para usufruir trilhas, conhecer, por exemplo, os poções cristalinos com cor de esmeralda do Rio Santo Antônio.

Não deixe de passear no pesque-pague da Capelinha, ou andar até o trutário e visitar o Camping Clube do Brasil na Serrinha do Alambari.

Além é claro de curtir as mais lindas paisagens das serras e inesquecíveis trilhas que levam às famosas cachoeiras do Parque Nacional de Itatiaia com sua central de visitantes e imperdível museu ecológico.

08 - PASSEIE A CAVALO por Penedo, todos os dias e em noite de lua cheia também!

Durante o dia não deixe de aproveitar a oportunidade de um passeio a cavalo ou de charrete por Penedo. Alguns estabelecimentos oferecem cavalgadas e passeios, incluindo o passeio ao luar em fins de semana de lua cheia nos meses de maio junho e julho principalmente.

10 Motivos
para Visitar
Penedo:

01 - Conhecer a cultura e as tradições da única colônia finlandesa do Brasil

02 - Relaxar num purificante banho de sauna finlandesa da pousada

03 - Passear por lindas trilhas e visitar as cachoeiras de Penedo, do Parque Nacional do Itatiaia e da Serrinha do Alambari

04 - Assistir a um espetáculo de rara beleza: o show das borboletas nas trilhas da pousada entre os meses de junho e setembro

05 - Apreciar a variedade de opções gastronômicas de Penedo

06 - Saborear o delicioso sorvete e café finlandês

07 - Visitar a Casa do Papai Noel em Penedo, a residência oficial do bom velhinho no Brasil

08 - Fazer um tour pelas lojinhas de souvenirs e artesanatos e leve uma lembrança de Penedo com você

09 - Conhecer os ateliers e oficinas de artistas plásticos consagrados

10 - Visitar as fábricas de chocolate, uma delícia de passeio para crianças e adultos